PC ligou automaticamente

nandobadam88

Well-Known Member
Meu PC estava desligado na madrugada, depois eu acho que houve queda de energia, quando a energia retornou o PC provavelmente ligou automaticamente, o que pode ser esse problema?
meu PC é i5 3470, ASRock B75M-DGS R2.0, 16gb ram ddr3, ssd para windows 10, hdd 2.5" para arquivos pessoais, fonte Corsair CX, radeon r7 360

eu desliguei o PC pelo windows 10 mas mantive a chave power do protector de surtos e da fonte de alimentação do PC ambos ON

Solution
Provavelmente nada “misterioso” — isso costuma ser causado por uma combinação de restauração de energia + configurações de BIOS/Windows que fazem o PC ligar automaticamente. Vou listar as causas mais comuns e dar um plano de ação passo‑a‑passo (fácil) para você identificar e evitar que volte a acontecer.
Causas mais prováveis
  • Opção “Restore on AC Power Loss” / “AC Power Recovery” no BIOS definida como “Power On” ou “Last State” (faz o PC ligar quando a energia volta).
  • Wake on LAN (placa de rede) ou “Wake on PCI/PCIe” ativado no BIOS / Windows — uma rajada de rede pode ligar o PC.
  • Wake timers / tarefas agendadas no Windows que acordam o sistema.
  • Dispositivo USB/teclado/mouse com permissão para acordar o PC.
  • O protetor...
Provavelmente nada “misterioso” — isso costuma ser causado por uma combinação de restauração de energia + configurações de BIOS/Windows que fazem o PC ligar automaticamente. Vou listar as causas mais comuns e dar um plano de ação passo‑a‑passo (fácil) para você identificar e evitar que volte a acontecer.
Causas mais prováveis
  • Opção “Restore on AC Power Loss” / “AC Power Recovery” no BIOS definida como “Power On” ou “Last State” (faz o PC ligar quando a energia volta).
  • Wake on LAN (placa de rede) ou “Wake on PCI/PCIe” ativado no BIOS / Windows — uma rajada de rede pode ligar o PC.
  • Wake timers / tarefas agendadas no Windows que acordam o sistema.
  • Dispositivo USB/teclado/mouse com permissão para acordar o PC.
  • O protetor de surtos/UPS pode ter cortado e religado a energia de forma a “simular” pressionamento do botão (alguns aparelhos enviam pulso).
  • Fonte ou botão físico com defeito é menos comum, mas possível.
O que fazer agora — passos rápidos e seguros
1) Verificar o histórico de “por que ligou” no Windows
  • Abra Prompt de Comando como Administrador e rode:
    powercfg -lastwake
    powercfg -devicequery wake_armed
    powercfg -waketimers
  • Interprete:
    • powercfg -lastwake mostra a causa do último “wake”.
    • devicequery lista dispositivos que podem acordar o PC.
    • waketimers mostra timers agendados que acordam o sistema.
      Cole aqui a saída desses comandos se quiser que eu interprete.
2) Desativar Wake on LAN / PCI no BIOS e no Windows (passo recomendado)
  • Entre no BIOS/UEFI ao ligar (ASRock normalmente DEL ou F2).
  • Procure em Power Management / Advanced > “Restore on AC Power Loss” (ou AC Back): defina para Power Off ou Disabled (ou “Stay Off”) — assim, quando a energia voltar, o PC fica desligado.
  • Procure “Wake on LAN”, “Power On by PCI/PCIe”, “Power On by PME#” e desative.
  • Salve e saia.
  • No Windows, Device Manager → Network adapters → sua placa → Properties → Power Management → desmarcar “Allow this device to wake the computer”.
3) Verificar Tarefas Agendadas e Wake Timers
  • Abra Task Scheduler (Agendador de Tarefas) → Task Scheduler Library → verifique tarefas com “Wake the computer to run this task” habilitado e desmarque se não precisar.
  • Em Painel de Controle → Opções de Energia → Alterar configurações do plano → Alterar configurações avançadas de energia → Sleep → Allow wake timers → Disable (ou setado para Disabled no plano ativo).
4) Desligar Fast Startup (opcional)
  • Painel de Controle → Hardware e Som → Opções de Energia → Escolher função dos botões de energia → Alterar configurações indisponíveis no momento → Desmarcar “Turn on fast startup”.
    (Fast Startup não costuma causar liga automática por queda de energia, mas desativar elimina uma variável.
5) Teste prático
  • Depois de aplicar as mudanças, faça um teste: desligue o Windows, deixe o botão da fonte (PSU) e o protetor de surtos ON (como você fez), então desligue a energia da tomada por 10–20s e religue. Veja se o PC liga sozinho.
  • Se ainda ligar sozinho, desligue a chave da fonte do PC (a chave na traseira da fonte) antes do corte de energia e religue depois; isso ajuda a identificar se a fonte reage a restauração de AC.
6) Se o PC ligar mesmo com BIOS em “Power Off” e Wake on LAN desativado
  • Pode ser problema de hardware: botão de power com curto, placa-mãe ou PSU com comportamento anômalo. Faça:
    • Desconecte o botão do gabinete (ou pressione e segure o fio do botão) e verifique se ao religar a energia o PC ainda liga — se ligar, o problema é interno (PSU ou MB).
    • Teste com outra fonte (se tiver) ou leve a uma assistência.
Logs/Event Viewer (ajuda a saber o motivo)
  • Abra Visualizador de Eventos → Windows Logs → System. Procure eventos próximos ao horário da inicialização automática:
    • Source: Kernel‑Power (indicadores de AC loss/boot).
    • Source: Power‑Troubleshooter (Event ID 1) normalmente registra “The system has resumed from sleep” com a causa do wake.
  • Se quiser, pode copiar as linhas relevantes e eu interpreto.
Recomendações finais e priorização
  1. Primeiro faça o passo BIOS: altere “Restore on AC Power Loss” para Off/Stay Off. Isso resolve ~95% dos casos de “ligou sozinho depois de queda de energia”.
  2. Desative Wake on LAN/PCI e wake timers no Windows.
  3. Execute os comandos powercfg que indiquei e cole as saídas se quiser ajuda na interpretação.
  4. Se persistir depois de tudo: verifique botão/painel frontal e PSU (possível defeito).
Quer que eu lhe guie passo‑a‑passo por algum desses pontos? Posso:
  • Dizer exatamente onde procurar no BIOS ASRock (passo a passo), ou
  • Enviar os comandos powercfg prontos para você rodar e, com as saídas, eu analiso, ou
  • Explicar como checar o Event Viewer e que eventos colar aqui.
Qual prefere que façamos primeiro?

Solution
Back